Depois de quase 2 anos de atividades on-line, voltamos a ensaiar (a partir de março de 2022) presencialmente às quintas-feiras, das 18 às 20h no EDA/USP.

O grupo, como sempre, surge renovado com a presença de novos e novas integrantes. O site está sendo revisado e em breve apresentará materiais mais recentes (áudios, vídeos e textos).

O novo projeto de pesquisa do coordenador do grupo, professor Rogério Costa (financiado pela Fapesp), intitulado “Orquestra Errante: improvisação musical e micropolítica” pretende investigar a perspectiva micropolítica das atividades desenvolvidas pela Orquestra. Uma das hipóteses é de que essas atividades poderiam ser pensadas enquanto forma de resistência às capturas do desejo empreendidas pelo capitalismo.


No texto de apresentação do projeto pode-se ler que: “A dimensão política do projeto da OE se evidencia enquanto prática contra hegemônica, por exemplo, ao colocar o corpo em nova perspectiva, acolhendo qualquer pessoa que se disponha a fazer música em um ambiente de interação coletiva, desmistificando e redimensionando as ideias de excelência técnica instrumental e a necessidade de conhecimento prévio de qualquer teoria da música […] Trata-se de uma prática musical situada e contextualizada que recoloca o corpo ativo e desejante (sob o ponto de vista individual e coletivo), redimensiona os espaços da prática musical, socializa o fazer artístico e, dessa forma, resiste às capturas do desejo empreendidas pelo capitalismo neoliberal produtivista.”.


Dia 17 de maio/2020, às 17h, ocorreu a live de lançamento do primeiro álbum duplo da Orquestra Errante! Assista a live clicando aqui: https://www.facebook.com/berronusom/videos/688209345274923/

Ouça o álbum duplo na página Áudios.